Compartilhe:


Assembleias virtuais: uma forma segura de garantir maior participação nas decisões dos condomínios

Gestão Condominial - Cristiane Olsson

Administradora de Empresas, com especialização nas áreas de Gestão Empresarial, Recursos Humanos e Economia, atua há mais de trinta anos no segmento imobiliário, em locação e gestão de condomínios. Já esteve à frente das áreas administrativa, de qualidade, recursos humanos e relacionamento com clientes, hoje concentra sua atuação na gestão da área de condomínios. Considerada uma das profissionais referência no setor, em liderança, negociação e visão estratégica, tem operado a otimização de resultados e atuado em empresas líderes do mercado imobiliário.


07/01/2022

Assembleias virtuais: uma forma segura de garantir maior participação nas decisões dos condomínios

Assembleias virtuais: uma forma segura de garantir maior participação nas decisões dos condomínios

Solução garante maior participação dos condôminos

As assembleias virtuais – uma forma segura de garantir maior participação dos condôminos, de maneira ágil e fácil - vem sendo cada vez mais utilizada pelos condomínios. Por meio de uma plataforma é possível realizar assembleias para a tomada de qualquer decisão de condomínios de forma virtual. 

 

Antes da pandemia existia uma insegurança jurídica quanto a validação das assembleias realizadas por meios digitais. Apesar de já serem uma prática comum no centro do país, no Rio Grande do Sul não ocorria da mesma forma. Durante a pandemia em virtude  dos decretos e medidas de segurança sanitárias, as assembleias, nos modelos presenciais,  não puderam ser realizadas. No entanto, a necessidade de deliberação sobre assuntos muitas vezes urgentes exigiam uma nova alternativa. Foi em 2020, que o modelo virtual teve sua regulamentação emergencial e transitória assegurada através da Lei 14.010. No mesmo ano, na Guarida, foram realizadas mais de 500 assembleias através da nossa plataforma, que desde 2017 dispunha da ferramenta para realização de assembleias totalmente virtuais.

 

Entre as principais vantagens da assembleia virtual, está o aumento no volume de condôminos participando das decisões do condomínio, uma vez que a ferramenta permite que a participação aconteça em qualquer lugar. Esse tipo de ferramenta também verifica e valida se o condômino está adimplente e apto a participar da assembleia assegurando de forma automática a participação somente dos votos válidos. 

 

Possibilita ainda, fazer comentários e questionamentos sobre os assuntos discutidos e votar. No momento em que a assembleia é encerrada, a ata é gerada automaticamente, com o resultado da votação e com todos os comentários registrados. Esse recurso garante que o comentário seja inserido na ata exatamente como foi feito, sem interferência humana, evitando desentendimentos futuros que podem ocorrer quando são anotados manualmente.

 

Mesmo ao fim da data limite da Lei 10.040 em outubro do ano passado, os condomínios seguiram realizando suas assembleias no ambiente virtual, principalmente nos condomínios de grande porte. No ano de 2021 chegamos a mais de 900 assembleias realizadas na Guarida através da nossa plataforma. Percebemos que esse modelo tem uma aderência muito grande para qualquer tipo de decisão condominial, inclusive de novos condomínios na entrega das construtoras. Esse é um modelo que veio para ficar e nós estamos muito felizes de estar à frente dessa inovação no Sul do Brasil. 

 

Além disso, um dos principais diferenciais, que pode ser encontrado em algumas ferramentas, é a segurança, uma vez que todo o processo é rastreável, respeitando os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados. Outra novidade é o registro eletrônico em cartório  garantindo legitimidade ao processo.

 


Tags: administração, gestão, assembleia, participação, virtual


Compartilhe:


Comentários:

Veja também: